Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Física: Reações de Decaimento

Reações que provocam modificações na estrutura nuclear são reações nucleares.
Átomos que se encontram instáveis a nível nuclear e na busca de estabilidade acabam por emitir partículas e/ou ondas eletromagnéticas são radioativos; as reações que ocorrem no núcleo de elementos radioativos são reações de decaimento. Quando ocorrem naturalmente, as radiações emitidas são: alfa, beta e gama.


As reações nucleares ocorrem em átomos instáveis
No decaimento alfa, ocorre a emissão de uma partícula que tem estrutura formada por dois prótons e dois nêutrons.
Um emissor alfa é o urânio, que possui massa atômica 238 e número atômico 92.

O urânio decai para tório mais energia
Para essa reação de decaimento temos uma equação que será expressa logo a seguir.

Decaimento Alfa

Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). A partícula alfa é um núcleo de hélio, pois sua estrutura é composta por 2 prótons.
No decaimento beta ocorre a emissão de uma partícula que pode ser um elétron ou um pósitron.
Um emissor beta (elétron) é o fósforo que possui massa atômica 32 e número atômico 15.

Decaimento Beta (elétron)
Para essa reação de decaimento temos uma equação que será expressa logo a seguir.

Na equação de decaimento beta (elétron), um átomo pai (P) transmuta para um átomo filho (F) mais radiação beta (e = elétron) e um antineutrino ( ).
A condição para que um elétron seja ejetado do núcleo, sendo o decaimento beta uma reação nuclear, é que ocorra decaimento de um nêutron em próton + elétron + antineutrino.
Um emissor beta (pósitron) é o flúor que possui massa atômica 18 e número atômico 8.

Decaimento Beta (pósitron)
Para essa reação de decaimento, temos uma equação que será expressa logo a seguir.
Na equação de decaimento beta (pósitron), um átomo pai (P) transmuta para um átomo filho (F) mais radiação beta (e = pósitron e um neutrino (ν).
A condição para que um pósitron seja ejetado do núcleo, sendo o decaimento beta uma reação nuclear, é que ocorra decaimento de um próton em nêutron + pósitron + neutrino.
No decaimento gama ocorre a emissão de ondas eletromagnéticas.
Um emissor gama é o gálio, que possui massa atômica 67 e número atômico 31.
Para essa reação de decaimento temos uma equação que será expressa logo a seguir.
Na equação de decaimento gama, um átomo pai transmuta em um átomo filho mais radiação gama. A radiação gama é uma onda eletromagnética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário