Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

quarta-feira, 18 de junho de 2014

A permeabilidade seletiva

A permeabilidade seletiva é um processo responsável por manter o meio intracelular adequado para seu funcionamento e também, para a sobrevivência da célula.
As células são compostas por substâncias distintas ao meio que a cerca, tanto em termos de compostos como em termos de quantidade. A membrana celular é a estrutura responsável pela escolha do que entra e do que sai da célula, permitindo assim, que a célula mantenha seu equilíbrio no seu interior, independente do meio externo a ela.

São três os processos responsáveis pela passagem seletiva de substâncias pela membrana plasmática, que são: transporte passivo, transporte ativo e transporte em quantidade.

Membrana Celular:
A membrana celular é composta, aproximadamente, 50% por lipídios, sendo a outra parte, formada por proteínas. As moléculas lipídicas são anfipáticas, pois possuem uma extremidade hidrofílica ou polar (solúvel em meio aquoso) e uma extremidade hidrofóbica ou não-polar (insolúvel em água).

Os principais lipídios formadores da membrana são:

Fosfolipídios: possuem uma cabeça polar e duas caudas de hidrocarboneto hidrofóbicas, conferindo a característica de dupla camada lipídica.
Colesterol: esta molécula aumenta a propriedade de permeabilidade das duplas camadas lipídicas, tornando a bicamada lipídica menos propensa a deformações.
Glicolipídios: participam da proteção da membrana plasmática em condições adversas.
Os lipídios constituintes da membrana plasmática estão em constante movimento, proporcionando uma fluidez à membrana. Esta dependente também da quantidade de colesterol e da temperatura, pois quanto maior estiverem ambos, menos fluída encontra-se a membrana.

Proteínas da Membrana: 

Existem dois tipos de proteínas que desempenham a maior parte das funções especificas da membrana celular, conferindo as propriedades funcionais que caracterizam cada tipo de membrana. São elas:

Proteínas transmembrana: estão são anfipáticas e ultrapassam a bicamada lipídica, uma única vez (proteína transmembrana de passagem única) ou diversas vezes (proteínas transmembrana multipassagem). Possui formato de uma hélice ou barris e podem exercer a função de transporte de íons, ou ainda, funcionar como receptores ou como enzimas.
Proteínas periféricas: esta se prende a superfície interna e externa da membrana através de diversos mecanismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário