Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Algumas forças comuns na natureza


Força peso
É a força com que a Terra atrai os corpos. Quando um corpo está em queda livre aumenta aproximadamente 10 m/s a cada segundo.
Como vimos, a grandeza que mede a variação da velocidade do corpo à medida que o tempo passa é aaceleração. Vimos que a aceleração da gravidade possui valor de:


O valor da aceleração da gravidade não é o mesmo para todos os astros do universo.
Quanto maior o valor da aceleração da gravidade, maior é a força que os planetas exercem para atrair os demais corpos, mais ele será atraído pelos planetas. Portanto, o peso é diretamente proporcional à massa do corpo e à aceleração da gravidade.

Logo, podemos expressar o peso de um corpo P por meio de uma relação matemática, na qual o peso corresponde ao produto da massa (m) do corpo pela aceleração da gravidade no local (g).

Ou seja:
Uma questão importante é entender qual a diferença entre peso e massa.
Massa é uma propriedade dos corpos relacionada à quantidade de matéria que o corpo possui. A massa não depende do local onde o corpo se encontra. A unidade de medida da massa no Sistema Internacional é o kilograma (Kg).

peso depende, além da massa, do valor da aceleração da gravidade local, e é uma força cuja unidade no Sistema Internacional é o Newton (N).
Imagine dois corpos idênticos, um na Terra e outro na Lua. Eles têm a mesma massa, mas o corpo que está na Lua, onde a aceleração da gravidade vale 1/6 da aceleração da gravidade terrestre, tem peso 6 vezes menor que o peso do corpo que está na Terra.
Veja um exemplo:
Na Terra, o peso de uma pessoa de 60 kg de massa será:   
Na Lua, o peso dessa mesma pessoa será :   

Observe que a frase “Meu peso é 50 Kg!”, apesar de muito comum, está errada. O correto é afirmar: “Minha massa é 50Kg”.
Uma outra unidade bastante comum para medir forças é o quilograma-força (Kgf). Um Kgf é uma força com que a Terra atrai um quilograma, ao nível do mar e a 45º de latitude. Portanto, quando uma pessoa se “pesa”, caso sua massa seja 50 Kg, pode-se afirmar que ela tem 50kgf de peso.
Representamos a força peso no centro da gravidade do corpo, sempre vertical para baixo.
Força normal
É a força que a superfície de apoio aplica no corpo, e sua direção é sempre perpendicular a esta superfície.
Porque um corpo não cai quando está apoiado em uma mesa? Ele não cai porque a mesa o “segura”.Essa força é chamada força normal, e seu símbolo é 


Tração ou tensão
São forças transmitidas por meio de fios. A força de tração, cujo símbolo é  sempre “puxa” o corpo e tem a direção do fio.


Como medir forças?
O aparelho mais usado para medir forças é o dinamômetro. O tipo mais comum é o dinamômetro de mola, que possui um gancho em uma das duas extremidades no qual penduramos um objeto. A mola distende e registra o valor da força sobre uma escala numérica.

As balanças de farmácia com ponteiro seguem o mesmo princípio dos dinamômetros, porém a mola é comprimida. A pessoa sobe numa plataforma, comprime uma mola, e essa compressão é proporcional ao deslocamento do ponteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário