Como desenvolver o plano
financeiro
O Plano financeiro é necessário para análise e
viabilidade. Neste plano são registradas todas as informações financeiras e se
a empresa possui um histórico que será utilizado como base os valores dos
últimos meses ou os últimos 30 dias.
Cada empresa possui uma atividade e uma
necessidade diferente, caso pretenda iniciar a sua atividade é importante
conhecer o mercado (concorrentes, fornecedores, clientes), é necessário
levantar informações sobre as despesas fixas, variáveis e mão de obra, para
avaliar a viabilidade de iniciar esta atividade ou ampliar a que já existe.
Este Plano de negócio oferece informações para
reduzir os riscos de fracasso em sua atividade. Agora é o momento de “brincar”
com as planilhas e os números.
Todos os Empreendedores sonham com uma vida
estável, ótimas condições financeiras, viajar pelo Brasil ou outros países,
excelente moradia, deixar de ser empregado, enfim, ter uma vida com muito
dinheiro. Mas esquecem do quanto é preciso “trabalhar” e planejar para ter uma
empresa reconhecida no mercado.
Esquecem também da importância do planejamento
financeiro, do marketing produtivo e comercialização eficiente, para que sua
atividade seja altamente lucrativa e em consequência seja rentável, além de
atender às necessidades de seus clientes, torná-los fiéis e realizar novos
negócios.
INVESTIMENTO FIXO
DISCRIMINAÇÃO VALOR R$ %* Depreciação
Construções - 4,0% -
Máquinas e Equipamentos - 10,0% -
Móveis e Utensílios - 10,0% -
Computadores - 20,0% -
Taxa de Franquia - 0,0%
Veículos - 20,0% -
Outros - 0,0% -
Total
Investimento Fixo - -
* - Percentual de
depreciação por grupo.
Faça um levantamento de todo investimento fixo
necessário para iniciar uma atividade ou ampliar a atividade existente, seja
minucioso nestas informações e por isso busque informações sobre a sua
atividade e analise a estrutura física necessária para que sua empresa possa
ser lucrativa.
A planilha Estimativa de Faturamento Mensal é
recomendada em empresas que utilizam os dados referentes ao mês anterior ou a
média dos últimos meses quando há uma variação acentuada entre o faturamento de
um mês para outro.
Caso você pretenda iniciar uma atividade, busque
informações através da concorrência e possíveis fornecedores para realizar uma
estimativa de comercialização, mas seja rigoroso com este levantamento, visando
avaliar a viabilidade da atividade, pois quanto mais confiáveis estas informações
mais segura a tomada de decisão do Empreendedor ou futuro Empreendedor.
Utilizando esta planilha no Excel você poderá
analisar o percentual referente à prestação de serviços e comercialização de
produtos, direcionando a divulgação da atividade da empresa. Outro fator
analisado é o gasto com fornecedores (matéria-prima, produtos ou a prestação de
serviço).
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