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domingo, 5 de abril de 2015

Administração e Gestão:Mapeamento de Processos - Um desafio para a Gestão




Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas.



No mundo empresarial não é diferente. Empreendedores e Gestores em algum momento de suas Empresas precisarão do auxílio de mapas para se localizar diante da complexidade que os processos de suas Organizações irão atingir.


O desenvolvimento e amadurecimento de uma empresa traz uma serie de novos desafios a serem enfrentados. As atividades se consolidam, aumentam de escala, o quadro de funcionários se expande, assim como o número de clientes. O desenvolvimento das empresas, seja qual for a sua etapa do ciclo de sua vida, traz problemas relacionados à controle, monitoramento e desempenho.


O número de atividades efetuadas, seus responsáveis e os resultados obtidos são apenas alguns dos exemplos de parâmetros a serem mensurados. Em resumo, há sempre um aumento de número de processos gerando uma necessidade de maior controle, com maior eficácia.


Um processo se define basicamente por uma atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gerando uma saída (output) para um cliente, externa ou interna, utilizando os recursos da mesma.


Toda empresa, para se manter competitiva, deve prezar pela correta utilização dos recursos disponíveis, com o objetivo de evitar todo desperdício, ou seja, ser o mais eficiente possível. Além disso, seus processos da empresa devem estar focados em gerar valor ao cliente através do produto/serviço oferecido.


Mas, como o gestor pode ter maior controle de seus processos e ao mesmo tempo ter informações suficientes para evitar retrabalhos e aumentar o valor gerado aos seus clientes?


Uma das melhores e mais utilizadas ferramentas de autoconhecimento para a sua empresa é o Mapeamento de Processos. Este, tem o potencial de identificar as entradas, saídas e as tarefas realizadas em cada processo, permitindo a mensuração dos recursos necessários para se produzir o produto/serviço, bem como mensurar os resultados obtidos (saber o quê mensurar e como mensurar).


Além de conhecer a fundo seus processos, o mapeamento permite que o gestor visualize claramente as inter-relações entre todos eles, permitindo assim que retrabalhos, ruídos na comunicação e processos não necessários sejam identificados, corrigidos e/ou otimizados. Essa análise proporciona maior embasamento para a tomada de decisões conscientes, tanto estratégicas quanto operacionais em seu negócio.


Além disso, o mapeamento de processos se apresenta como um dos pilares para a certificação da serie 9000 da NBR ISO (9000, 9001 e 9004), pois quesitos como rastreabilidade, correta documentação e adequação ao sistema de gestão integrado são proporcionados com a ajuda da ferramenta.


Grandes empresas, já consolidadas no mercado, até pequenos e novos negócios podem se beneficiar diretamente com o mapeamento de processos, visto que o auto conhecimento proporcionado por essa prática otimiza atividades, maximiza o valor agregado e consequentemente reflete no aumento dos lucros da Organização.

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