Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

domingo, 14 de abril de 2013

Geografia:

                 A Vegetação:

A Vegetação
Floresta Amazônica – mata fechada cortada por rio
Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.
Tundra
Tundra
Floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.
                  

Agricultura:

 

Agricultura
Plantação de arroz
A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais, etc.

Muitos alimentos e matérias-primas para a indústria são obtidos através da produção agrícola. Portanto, além de proporcionar alimentos para o homem, ela também fornece produtos para a indústria, como a mamona, que é utilizada na produção de biocombustível.

Para a realização da agricultura é necessária a utilização de várias técnicas. Antes do plantio das sementes, o solo deve ser arado e adubado, pois esse processo auxilia no bom desenvolvimento da produção. Também é importante a irrigação (distribuição de água na plantação), ajudando na germinação das sementes.

Sistema de irrigação artificial
Fatores naturais são determinantes para o bom desempenho dessa atividade. O clima, a quantidade de chuva, o solo, entre outros elementos, interferem nas plantações. A tecnologia também influencia, pois a utilização de máquinas agrícolas realizam o plantio e a colheita de forma mais rápida.

A mecanização das atividades agrícolas é cada vez mais comum. Esse fenômeno é responsável pelo aumento na produção. No entanto, muitos trabalhadores rurais estão sendo substituídos por essas máquinas, fato que tem provocado desemprego no campo e intensificado o êxodo rural (migração do campo para a cidade).

É importante destacar que a expansão da agricultura tem provocado grandes problemas ambientais, como desmatamento, queimadas, poluição do solo e da água por agrotóxicos, erosões, etc.

Portanto, em razão da importância dessa atividade para os seres humanos, é preciso que a agricultura seja praticada com técnicas que evitem os impactos ambientais, garantindo alimentos e preservando o meio ambiente.

Água mineral:

 

Água mineral
Nem toda água engarrafada é água mineral.
A água das chuvas, muitas vezes, atravessa o solo, podendo alcançar camadas bem profundas. Nesses casos, enquanto atravessa, ela geralmente entra em contato com substâncias minerais que se encontram ali, e que passam a fazer parte de sua composição. Assim, forma-se a água mineral.

A água mineral, então, pode ser retirada através de fontes naturais ou de forma artificial, por meio de poços artesianos. Como essa água possui minerais em sua composição, ela pode ter ação medicamentosa, ou seja, pode prevenir ou ajudar no tratamento de doenças.

Nascente de água mineral.
Nascente de água mineral.

A ação medicamentosa da água pode ser aproveitada quando ela é ingerida (ou seja: quando se bebe a água); ou mesmo em banhos medicinais.
Algumas águas minerais se apresentam escuras. Outras, com cheiro, e até mesmo com gosto. Tais propriedades estão relacionadas aos minerais encontrados nessa água. Assim, nem toda água mineral apresenta as características da água potável, que é aquela que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida).

Nem toda água mineral é potável.
Nem toda água mineral é potável.

A água potável geralmente pode ser ingerida. Assim, a água mineral que apresenta as características da água potável, possivelmente também poderá ser ingerida.

Como existe o risco de essas águas serem contaminadas por micro-organismos que podem provocar problemas de saúde, como diarreias e vômitos; é importante beber somente aquela água mineral de marcas confiáveis e que já se conhece. Outra opção é sempre optar pela água que passou por tratamento com cloro e/ou que foi filtrada, ou pela água que foi fervida.

A água mineral, em algumas situações, pode ser ingerida.
A água mineral, em algumas situações, pode ser ingerida.

Em muitas casas, a água que sai da torneira já vem tratada, e pode ser bebida. No entanto, como algumas vezes ela ainda apresenta um pouco de cheiro e gosto do cloro, é melhor ser filtrada antes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário