Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

domingo, 14 de abril de 2013

                                    GEOGRAFIA:

Bacia Amazônica:

Bacia Amazônica
Localização da Bacia Amazônica no território brasileiro
Ocupando uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados, a Bacia Amazônica é a maior do planeta. Ela se estende sobre o Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana.

No Brasil, a Bacia Amazônica compreende uma área de 3,8 milhões de quilômetros quadrados, estando presente nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Sua vazão média responde por 73% do total brasileiro. Seu principal rio é o Amazonas, que nasce nos Andes peruanos com o nome de Vilcanota, e recebe depois a denominação de Ucayali. Ao adentrar no território do Brasil, no estado do Amazonas, passa a ser chamado de Solimões, até o encontro com o Rio Negro.

Encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões
Da nascente (no Peru) até a foz (no Oceano Atlântico), o Rio Amazonas percorre cerca de 7 mil quilômetros. O suave desnível do rio, de cerca de 80 metros, proporciona excelentes condições de navegação, com mais de 20 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis.

Entretanto, alguns afluentes do Rio Amazonas são planálticos, apresentando desníveis maiores. Essa característica é propícia para a construção de hidrelétricas, mas esse potencial não é explorado de forma significativa.

Entre os rios de grande importância da Bacia Amazônica estão o Javari, Juruá, Tapajós, Purus, Madeira, Içá, Negro, Paru, Trombetas, Iriri, Jari, Xingu, entre tantos outros. Esses rios fornecem água para uma população superior a 7,6 milhões de pessoas.

Pororoca no Rio Amazonas
Um dos fenômenos marcantes do Rio Amazonas é a pororoca, que consiste na formação de ondas oriundas do encontro das águas do rio com o Oceano Atlântico. A pororoca acontece principalmente no mês de outubro.

A vegetação predominante ao longo dessa bacia é a floresta, com matas de várzea, abrigando uma enorme variedade de espécies animais e vegetais. Existem também áreas de cerrado e campos.

 

Bacia Atlântico Nordeste Ocidental:

 

Bacia Atlântico Nordeste Ocidental
Localização da bacia Atlântico Nordeste Ocidental no mapa do Brasil
Bacia hidrográfica é uma porção da superfície terrestre drenada e banhada por um rio principal, ribeirões, córregos, etc. O Brasil é privilegiado com relação à rede hidrográfica, visto que o país abriga vários rios.

De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água, o território brasileiro possui 12 grandes bacias hidrográficas.

Uma dessas 12 bacias é a Atlântico Nordeste Ocidental, que ocupa uma área de 254,1 mil quilômetros quadrados. Essa região hidrográfica está presente na porção oeste do Maranhão e no extremo leste do Pará.

Rio Gurupi – Maranhão
Entre os principais rios estão o Mearim, Turiaçu, Pindaré, Pericumã, Grajaú, Gurupi, Itapecuru, Munim, entre outros. A vazão média da bacia Atlântico Nordeste Ocidental é de 2.514 m³/s, respondendo por 1,6% do total do país.

As águas dessa bacia são de fundamental importância para esses estados, sendo utilizada nas atividades agrícolas, na pecuária e para o consumo humano, atendendo a cerca de 5,3 milhões de pessoas.

No entanto, a expansão da agricultura tem desencadeado alguns problemas nesses rios, tais como o assoreamento, retirada da mata ciliar (vegetação na margem dos rios) e a poluição causada pelo uso de agrotóxicos.

Bacia Atlântico Norde

Bacia Atlântico Nordeste Oriental
Localização da bacia hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental
Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, córregos, ribeirões, etc. Esse conjunto de recursos hídricos é de fundamental importância para a população, fornecendo água para o consumo e para a realização de atividades econômicas.

O território brasileiro abriga 12 regiões hidrográficas, de acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Uma delas é a Bacia Atlântico Nordeste Oriental, que abrange porções dos territórios do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Essa bacia possui extensão de 287,3 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 3% da área total do Brasil. Entre os rios que compõem a Bacia Atlântico Nordeste Oriental podemos destacar o Açu, Acaraú, Apodi, Capibaribe, Jaguaribe, Mamanguape, Uma, etc.

Rio Jaguaribe - Ceará
Esses rios fornecem água para grandes capitais do Nordeste brasileiro: Recife, Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa, além de cidades com grande concentração populacional, tais como Campina Grande e Caruaru. Cerca de 21,6 milhões de pessoas utilizam essas águas.

A vegetação ao longo da bacia é bastante diversificada, apresentando áreas de mata atlântica, caatinga, cerrado, manguezais e vegetação costeira. No entanto, o intenso processo de desmatamento provocou a redução drástica desses biomas.

Bacia do Atlântico Leste:

 

Bacia do Atlântico Leste
Localização da Bacia Atlântico Leste
Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

O Brasil é um país com grande número de rios. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território nacional possui 12 grandes regiões hidrográficas.

Uma delas é a Bacia Atlântico Leste, presente nos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa bacia possui extensão de aproximadamente 374,7 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 4% da área total do Brasil.

Rio Paraguaçu - Bahia
A vazão média dessa bacia é estimada em 1.400,43 m³/s, correspondendo a cerca de 1% do total do país. Os principais rios são o do Pardo, Salinas, Paraguaçu, Jequitinhonha, Vaza-Barris, Rio de Contas, abastecendo mais de 520 munícipios e uma população de 14 milhões de pessoas.

Essa região hidrográfica possui uma grande variedade de biomas, com destaque para a Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, além de manguezais e vegetação costeira.

A ocupação humana e a realização de atividades econômicas têm provocado vários problemas de ordem socioambiental. A pecuária e a mineração são os grandes vilões desse processo. Os produtos químicos utilizados nessas atividades são os principais responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Atlântico Leste.

Bacia do Atlântico Sul


Bacia do Atlântico Sul
Localização da Bacia Atlântico Sul
Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água, pois o território nacional possui uma rede hidrográfica muito rica.

Conforme o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água, o Brasil possui 12 grandes regiões hidrográficas.

A Bacia Atlântico Sul é uma dessas 12 regiões hidrográficas. Ela abrange porções dos territórios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 185,8 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2% da área total do país.

Rio Jacuí
A maioria dos rios dessa bacia hidrográfica é de pequeno porte. Os rios mais extensos são o Itajaí, Jucuí e Vacacaí. O Jacuí, com extensão de 700 quilômetros, percorre o estado do Rio Grande do Sul, sendo que sua nascente está localizada em Passo Fundo.

A vazão média anual da Bacia Atlântico Sul responde por 2,6% do total do país. Esses rios fornecem água para mais de 11,6 milhões de pessoas, além de serem de extrema importância para a realização de atividades econômicas, sobretudo a agricultura.

No entanto, essas atividades têm provocado vários problemas ambientais, como a retirada da mata ciliar e a poluição dos rios, que ocorre principalmente através da extração de carvão mineral em alguns municípios de Santa Catarina.

Bacia do Parnaíba:

 

Bacia do Parnaíba
Localização da Bacia do Parnaíba
Bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, é o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água no país, o território brasileiro abriga 12 regiões hidrográficas.

Presente nos estados do Piauí, extremo leste do Maranhão e na porção extremo oeste do Ceará, a Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 4% da área total do Brasil.

A vazão média de água da Bacia do Parnaíba responde por apenas 0,5% do total do país. Portanto, a disponibilidade de água é relativamente pequena. Porém, é importante ressaltar que essa região possui grandes aquíferos (reservatórios de águas subterrâneas), que, se explorados, podem fornecer água para a população.

Rio Parnaíba
O Parnaíba é o principal rio dessa bacia, com extensão de 1.400 quilômetros. Os maiores afluentes do Parnaíba são os rios Balsas, Poti, Portinho, Canindé, Piauí, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, entre outros.

Esses rios fornecem água para uma população superior a 3,6 milhões de pessoas. Eles também são de fundamental importância para a realização de atividades econômicas, sobretudo para a agropecuária e a piscicultura (criação de peixes).

As vegetações predominantes na região da Bacia do Parnaíba são a mata de cocais e a caatinga. Entre os problemas ambientais detectados estão a poluição dos rios por agrotóxicos utilizados na agricultura.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário