Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

domingo, 14 de abril de 2013

Quimica:

A platina é um elemento químico de número atômico igual a 78
Na natureza, a platina é encontrada livre, na forma de pepitas, mas é muito escassa na crosta terrestre (5 mg/kg). Três quartos da produção mundial de platina vêm das jazidas de minérios da África do Sul e o restante da Rússia e do Canadá. O Brasil ainda não produz esse metal nobre. Ela também ocorre na natureza misturada com minérios de níquel e cobre, e é encontrada na forma combinada no mineral sperrilita (PtAs2).

Entre as propriedades principais da platina estão seu elevado ponto de fusão (1769 ºC) e sua grande resistência à corrosão. Devido a essa resistência, a platina é considerada um metal nobre e, assim como o ouro, o ródio e o irídio, ela não é atacada pelo ácido clorídrico (HCl) e nem pelo ácido nítrico (HNO3). Mas, é atacada por uma mistura desses dois ácidos, denominada de água-régia. Veja a seguir a reação da platina com a água-régia:

3 Pt + 4 NO-3 + 8 Cl- + 16 H+ → 3 [Pt(Cl)6]2- + 4 NO + 8 H2O
Durante muito tempo, a platina foi usada somente para falsificação de outros metais nobres. Mas, atualmente, ela é amplamente usada principalmente na produção de catalisadores, pois ela acelera algumas reações, especialmente deconversores catalíticos de escapamentos dos veículos, que têm a função de transformar gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos.
Conversor catalítico de platina para veículos automotores

 Outras aplicações da platina são:
  • Fabricação de peças resistentes à corrosão;
  • Eletrodos em pilhas e em processos de eletrólise que necessitam de eletrodos inertes (que não participam da reação de oxirredução);
  • Na indústria petroquímica;
  • Manufatura de joias.
A platina é muito utilizada na manufatura de joias


Nenhum comentário:

Postar um comentário