Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Planetas:


Júpiter:


Júpiter é um planeta do sistema solar que se destaca pelo tamanho, pois é considerado o maior de todo o conjunto de planetas do sistema. Ele está posicionado no sistema solar em quinto lugar, tomando como referência o Sol.

Esse é um dos planetas que possui anéis, é também conhecido por Grande mancha vermelha. Quanto ao tamanho, Júpiter possui uma massa que supera a terrestre em 318 vezes e, em relação ao diâmetro, é onze vezes maior que a Terra.

Júpiter é um planeta gasoso formado por pó e gás hidrogênio que se encontra em uma etapa de transformação retardada. Júpiter é o quarto corpo mais brilhante no céu, superado somente pelo sol, lua e Vênus. A atmosfera do planeta é constituída por cerca de 86% de hidrogênio metálico, além de hidrogênio líquido e gás hidrogênio.

Informações gerais de Júpiter

Raio equatorial: 71.0398 quilômetros.

Período da rotação: 9 horas 55 minutos e 30 segundos.

Temperatura: 140ºc

Marte:



Marte visto do espaço.
Marte é um planeta do sistema solar que se encontra situado em quarto lugar a partir do Sol. Durante a noite é identificado pela sua aparência, uma estrela vermelha, característica essa que lhe rendeu o nome de Marte, nomeação feita pelos antigos romanos. Além dos romanos, os chineses, coreanos e japoneses o denominaram de “Estrela de Fogo”.

Para realizar um movimento completo em torno do sol, Marte precisa de 687 dias, tomando como base os dias terrestres.

O planeta em questão possui particularidades semelhantes às do planeta Terra como, por exemplo, a duração do dia e as estações do ano bastante similares.

Na superfície de Marte são encontradas calotas polares constituídas de água e dióxido de carbono gelados, no planeta está presente a maior montanha de todo sistema solar, chamada de Olympus Mons, composta por uma grande cratera, além de planície e antigos leitos de rios.

De acordo com a mitologia helênica, Marte representa Ares (deus da fúria e da guerra). A ciência que tem como objetivo estudar Marte é chamada de areologia.

Em razão da fina espessura da atmosfera marciana, as temperaturas são baixas, não ultrapassando 20 graus, no entanto, os dados são imprecisos, pois não levam em conta as particularidades regionais do planeta.

No verão a temperatura atinge – 36ºC e no inverno as temperaturas atingem – 130ºC.

Marte é um planeta com tamanho inferior ao da Terra, para realização do movimento de rotação a duração é de 24,6 horas e translação 687 dias.

O diâmetro do planeta é de 6.794 quilômetros e as temperaturas oscilam entre 20ºC e – 130ºC. A composição atmosférica em marte é de dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio e monóxido de carbono.

Mercúrio:


Mercúrio é o nome de um planeta do Sistema Solar, é o primeiro a partir do Sol, além disso, é o menor, praticamente 40% menor que a Terra.

A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de “planetas sem-lua”.

O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado com o período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita. O tempo gasto para completar o movimento de rotação é de 59 dias.

Segundo cientistas, o planeta Mercúrio teria se formado no mesmo período que a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Mercúrio apresenta temperatura máxima que pode atingir 350°C (parte iluminada pelo Sol) e temperatura mínima (parte não iluminada pelo Sol) que chega a -170°C, considerado um dos planetas mais quentes do sistema solar.

Quanto à densidade, é o planeta mais denso do Sistema Solar, o seu núcleo é constituído por ferro, com uma parte líquida e outra sólida. O planeta Mercúrio pode ser visto a olho nu em períodos específicos, como ao amanhecer e ao entardecer.

Dados gerais sobre o planeta:

- Tempo gasto para concluir o movimento de rotação: 59 dias.

- Tempo gasto para concluir o movimento de translação: 87 dias.

- Diâmetro: 4.848 quilômetros.

- Composição da atmosfera: hélio, sódio e oxigênio.

Netuno:



De acordo com a União Astronômica Internacional (IAU), órgão responsável pela classificação e caracterização dos planetas, o sistema solar é formado por oito planetas, obedecendo à seguinte ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Através de cálculos matemáticos foi possível identificar Netuno. Esse fato ocorreu em 1846, quando astrônomos analisaram perturbações gravitacionais na órbita de Urano, que é o planeta mais próximo a Netuno. Maiores informações foram obtidas em 1989, por meio da sonda espacial Voyager 2.
Último planeta do sistema solar, tendo o Sol como referência, Netuno possui diâmetro de 49.528 quilômetros, sendo o quarto maior em tamanho. Esse corpo celeste, assim como Júpiter, Saturno e Urano, é considerado um planeta gasoso, cuja atmosfera é composta principalmente por hidrogênio, hélio e metano.
Netuno apresenta coloração azulada em virtude da concentração de gás metano. Outra característica peculiar é a Grande Mancha Escura, que tem tamanho equivalente ao da Terra. Até o momento, foram identificados 13 satélites naturais (Luas) desse planeta, sendo que os dois mais importantes são Tristão e Nereida.
A distância média de Netuno em relação ao Sol é de aproximadamente 4,5 bilhões de quilômetros, fato que influencia diretamente na temperatura local: 200 graus Celsius negativos. Além das baixas temperaturas, os ventos podem atingir até 2 mil quilômetros por hora.
Planeta mais distante do Sol, Netuno possui uma extensa órbita. Com isso, o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é o mais demorado entre os planetas do sistema solar, finalizado em um tempo equivalente a 164 anos terrestres. Portanto, um ano em Netuno tem duração de 164 anos na Terra. Já o movimento de rotação (deslocamento em torno de seu próprio eixo) é realizado em 16 horas terrestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário