Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saturno:


Saturno é um dos planetas do Sistema Solar, é o sexto planeta – se contado a partir do Sol. Está situado entre Júpiter e Urano.

É o segundo maior planeta do Sistema Solar, superado somente por Júpiter. O destaque principal de Saturno é o seu sistema de anéis, esses podem ser visualizados da Terra.

Saturno é constituído, majoritariamente, por gases, o hidrogênio responde por 97%, além de um pequeno percentual de hélio. A parte interna é composta por um núcleo rochoso e gelo, envolvidos por uma camada de hidrogênio metálico e uma camada de gases.

Nesse planeta sopram ventos que atingem 1.800 km/h, mesmo possuindo uma atmosfera com aparência suave. Para realização do movimento de rotação (deslocamento em torno de si mesmo) são necessárias cerca de 10,5 horas, enquanto que o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) dura aproximadamente 30 anos.

Sua estrutura circular oscila em pelo menos 10%, ou seja, o diâmetro polar é maior (120.536 km) que o diâmetro equatorial (108.728 km). A composição de Saturno é menos densa que a água, com temperatura média muito baixa, cerca de -125°C.

Os anéis de Saturno são formados basicamente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso, apresentando milhares de quilômetros de diâmetros, porém sua espessura não passa de 1,5 quilômetros.

Urano:


Com diâmetro de 51.118 quilômetros, Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar (menor apenas que Júpiter e Saturno) e o sétimo a partir do Sol. A distância média desse corpo celeste para a estrela principal do sistema solar (Sol) é de 2,873 bilhões de quilômetros, interferindo diretamente nas temperaturas registradas no planeta: a temperatura média em Urano é de -195 °C.
A atmosfera desse planeta é composta por hidrogênio, hélio e metano; o núcleo é formado por rochas de gelo; também possui uma camada pastosa de metano solidificado. Urano, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura, mas eles não são luminosos. Pesquisas apontam que esses anéis são formados por partículas de poeira e blocos de gelo.
A absorção da luz vermelha pelo metano faz com que Urano tenha uma coloração azul-esverdeada, característica única entre os planetas do sistema solar. Outra peculiaridade é a forma como ocorre o movimento de rotação – gira deitado, apresentando sempre um dos polos voltados para o Sol.
O deslocamento em torno de seu próprio eixo, ou seja, movimento de rotação, é realizado em 17 horas terrestres, portanto, um dia em Urano tem duração de 17 horas. O movimento de translação (em torno do Sol) é finalizado em um tempo equivalente a 165 anos terrestres, pois a órbita de Urano é muito extensa.
As principais informações a respeito desse corpo celeste foram proporcionadas com a passagem da sonda Voyager 2. Através das informações obtidas por essa sonda, os astrônomos aperfeiçoaram a caracterização de Urano, sendo possível identificar 27 satélites naturais (Luas) e 10 anéis nesse planeta. 

Vênus:


OBs: Vênus, o planeta mais quente do sistema solar.
Vênus é um planeta que compõe o sistema solar. Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol.

O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.

Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol.

O estudo acerca de Vênus teve início quando a primeira sonda espacial, chamada de mariner 2, em 1962, atingiu a superfície do planeta, logo mais foram enviadas outras sondas, o fluxo aumentou, até por que configurava o período da corrida espacial, então foram enviadas as sondas soviéticas de nome Vênus e as americanas Mariner e Pioneer.

No ano de 1982 outras sondas pousaram na superfície e detectaram basalto de cobre nas camadas do planeta.

Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua, a luz refletida é popularmente denominada de “estrela Dalva”.

No decorrer de muito tempo imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, pois em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos.

Outra diferença entre Terra e Vênus é a atmosfera, pois a atmosfera do segundo é 92 vezes mais densa que a da Terra. Isso por que a atmosfera é constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos os outros.

Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano.

Características gerais sobre Vênus

Rotação: - 243 dias.
Translação: 224 dias.
Diâmetro: 12 102 quilômetros.
Temperatura máxima: 482ºC.
Pressão atmosférica: 92 milibars.
Lua: nenhuma.

Composição atmosférica

Hélio
Sódio
Oxigênio
Dióxido de carbono
Enxofre
Vapor de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário