Bem-Vindos

#Seja Bem Vindo ao Nosso Site de Educação aqui você encontra Biologia,Física,Matemática,Bioquímica,Ciências,Química,e Administração e Gestão,Biologia,Contabilidade e Finanças,Culinária,Cotidiano e Bem-estar,Direito,Educação e Pedagogia,Educação Física e Esporte,ENEM e Reforço Escolar,Enfermagem,Engenharia e Construção,Estética e Beleza,Farmácia,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Indústria,Informática,Iniciação Profissional,Liderança e Empreendedorismo,Marketing e Vendas,Medicina,Medicina Alternativa,Microsoft Oficial,Moda e Design,Nutrição,Odontologia,Psicologia ,Recursos Humanos,Telemarketing e por fim o Turismo e Hotelaria,Veterinária também ajuda para a sua faculdade,seus temas escolares .............................. # #

terça-feira, 17 de junho de 2014

O que podemos aprender com a Copa do Mundo?

Copa do Mundo nas Escolas do Brasil !

Diante das diferentes notícias disponíveis, as abordagens são variadas. Mas três aspectos podem ganhar mais atenção dentro da escola: econômico, político-social e histórico-cultural. Afinal, uma Copa do Mundo é bem mais do que um simples evento esportivo.

Do ponto de vista econômico, o evento movimenta bilhões. Os números são até difíceis de contabilizar de uma só vez. São investimentos públicos para infraestrutura, mobilidade urbana e outros setores. As empresas investem forte no setor. Muitos empregos de temporada são criados. O turismo fica aquecido, o comércio se prepara com grande expectativa e nos vemos submersos numa atmosfera totalmente verde e amarela empacotada em notas de cem. Mas quem paga a conta? E quem fica com o lucro? Estas duas simples perguntas podem desencadear grandes debates na escola.

A partir da visão político-social, é possível investigar as relações sociais estabelecidas durante a competição. As questões morais e éticas podem ser fortemente discutidas com os alunos, pois a competição envolve regras de jogo dentro de campo, e de convivência fora das linhas do gramado. Além disso, é importante abordar o que é e como funciona a diplomacia entre os países e como ela interfere nas decisões relativas ao mundial. Diz-se que o mundo todo está de olho na bola que rola dentro campo. Mas será que todos estão de olho na mesma bola?

Por fim, a abordagem histórico-cultural permite trabalhar a influência do futebol na formação da identidade do povo brasileiro. É essencial olhar para a história das competições e colocá-la frente ao contexto de cada período. Qual era o contexto vivido aqui, no “país do futebol”, quando recebeu uma copa há 64 anos? E qual é cenário de hoje? O torcedor brasileiro de 1950 é o mesmo patriota de hoje?
Dentro da escola e diante da variedade de possibilidades, é você professor que vai escolher o caminho a seguir. Aproveite a oportunidade. No país do futebol, quando a informação é debatida na escola, é o aluno que sai campeão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário