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segunda-feira, 6 de abril de 2015
Administração e Gestão: Comunicação e Marketing para prefeituras de pequeno porte
Hoje com a democratização dos meios de comunicação os municípios de pequeno e médio porte vivem um novo paradigma de gestão institucional. O que antes não era profissional no tocante as campanhas eleitorais ( marketing eleitoral: que abrange todas as técnicas de comunicação disponíveis no mercado, iniciando-se por um trabalho de pesquisa e sondagem, que irá nortear a construção da espinha dorsal da comunicação eleitoral como um todo e do projeto de marketing político : que abrange a comunicação da gestão, ou seja, atua na criação e divulgações das ações desenvolvidas pela administração) . Hoje se faz necessário um profissionalismo criterioso nessas áreas de atuação.
É indubitável que hoje o eleitorado tem um critério de avaliação muito mais apurado e critico que antes, e que esse fenômeno é atribuído as redes sociais, responsável pela fragmentação dos meios de comunicação em massa ,o telespectador ganhou uma ferramenta jamais proporcionada antes, a de manifestação e produção de suas ideias e ideais. Pra se ter uma ideia ! De acordo com a pesquisa Tic Domicilios 82%, dentro um universo de 168,3 milhões de pessoas pesquisadas entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, possuem um telefone celular com internet, mais um fator que tem que ser levado em conta pelos profissionais de marketing e comunicação.
Existem vários problemas enfrentados pelos prefeitos referentes a seus setores de comunicação, dentre os quais, os mais frequentes; a síndrome do “político verde “ ocorre quando, o político escolhe sem nem um critério, profissionais despreparados , muitas vezes para cumprir acordo político ou por mera simpatia, existe também a falta de recursos para investimento na área, problema enfrentado pelos municípios de pequeno e médio porte que muitas vezes não se prepararam para essa rápida evolução nos meios de comunicação. É importante ressaltar que a falta de responsabilidade de profissionais desabilitados na área, geram consequências irreversíveis para administração, ocasionado enfraquecimento e desgaste político, fortalecendo os adversários e criando verdadeiras lideranças oposicionistas.
Muitas são as perguntas sobre como identificar profissionais qualificados para os cargos, o que se tem que ter muita atenção! Desconfie de uma assessoria de comunicação e marketing que não trabalhe com elaboração de pesquisa e formação de uma equipe, pois, não se pode criar uma linha coesa de trabalho sem essas FERRAMENTAS , o profissional dessa área tem que ter articulação com toda a imprensa local, além de no mínimo, conhecimento básico de marketing político e análise de pesquisas , é necessário para que uma assessoria trabalhe em sintonia, que esse profissional tenha firmeza e exponha os verdadeiros pontos frágeis, seja do gestor ou da gestão, os piores assessores são os chamados “bajuladores “ escondem os pontos fracos e tapam o sol com a peneira, criando uma falsa sensação aos gestores que esta tudo bem.
É importante frisar que hoje já se fala em “nova comunicação” termo atribuído a um novo paradigma, que nada mais é consubstanciar todos os recursos possíveis para que as informações cheguem ao público alvo com qualidade e sem interferências. Não basta fazer uma administração atuante cheia de feitos, em um comparativo; comunicação e o marketing na gestão municipal funciona como um corpo humano que tem que esta livres de debilidades , não se pode deixar de lembrar que um humano surdo e mudo tem uma dificuldade bem maior em se comunicar e por consequência de se expressar. O prefeito que não dar atenção primaz a esses setores acaba sendo o maior prejudicado, fadado à amargar os resultados de opinião pública e consequentemente nas urnas.
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