Gerenciar a implementação de
um novo projeto, exige a necessidade e o conhecimento de novas ferramentas
utilizadas no processo, que agilizam e auxiliam a gestão de todas as etapas
descritas e necessárias para o perfeito andamento das atividades levantadas
para cada estágio, com suas entradas do processo e saídas / insumos garantindo
sua qualidade e entrega correta. Este artigo tem o objetivo de apresentar e
explicar o funcionamento de algumas ferramentas de gestão para o processo de
gerenciamento de processos e projetos, auxiliando no acompanhamento de todas as
etapas de desenvolvimento, implementação, medição, acompanhamento da eficácia e
melhoria contínua em todas as etapas de um projeto.
O gerenciamento de processos
vem se tornado uma atividade cada vez mais complexa a medida que as
necessidades das organizações vem se tornando cada vez mais críticas, exigindo
um maior conhecimento por parte dos gestores de projetos, e um maior controle
aplicável aos resultados alcançados em cada uma das etapas de um processo,
gerando a necessidade de conhecimentos específicos em novas tecnologias de
controle, conhecimentos específicos em novas metodologias para o acompanhamento
dos resultados alcançados em cada uma das etapas de um processo, novas
habilidades para a tomada de decisões baseadas em apontamentos de resultados
alcançados e técnicas para a melhoria contínua de processos com o aprendizado
dos obstáculos e erros conhecidos encontrados durante todo o processo de gestão
de um processo.
Segundo Drucker (1997), gestores e executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização.
Existem diversas ferramentas e metodologias aplicáveis disponíveis para a gestão de processos, que quando aplicadas a qualquer tipo de organização, auxiliam na obtenção dos melhores resultados com a menor disponibilização de recursos.
Segundo Arvie de Geus, “[...] a fonte de toda vantagem competitiva sustentável está na capacidade relativa da empresa em aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes” (SENGE, 1990, p.39).
Com a melhor gestão de ferramentas para o acompanhamento das atividades, as organizações agilizam seus processos, proporcionando uma produção e entrega com menores custos, menos tempo empregado, menos recursos direcionados e melhores resultados alcançados tornando-as mais competitivas e com maiores margens.
Visando todas as dificuldades encontradas nos cenários atuais as organizações necessitam cada vez mais desenvolverem seus processos com a utilização de mecanismos de monitoramento para auxilio na obtenção de melhores resultados.
Segundo Drucker (1997), gestores e executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização.
Existem diversas ferramentas e metodologias aplicáveis disponíveis para a gestão de processos, que quando aplicadas a qualquer tipo de organização, auxiliam na obtenção dos melhores resultados com a menor disponibilização de recursos.
Segundo Arvie de Geus, “[...] a fonte de toda vantagem competitiva sustentável está na capacidade relativa da empresa em aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes” (SENGE, 1990, p.39).
Com a melhor gestão de ferramentas para o acompanhamento das atividades, as organizações agilizam seus processos, proporcionando uma produção e entrega com menores custos, menos tempo empregado, menos recursos direcionados e melhores resultados alcançados tornando-as mais competitivas e com maiores margens.
Visando todas as dificuldades encontradas nos cenários atuais as organizações necessitam cada vez mais desenvolverem seus processos com a utilização de mecanismos de monitoramento para auxilio na obtenção de melhores resultados.
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