Quando se fala em organização estamos nos referindo a todos os vários sistemas, estruturas, processos de administração, estratégias etc., que constituem o modo de operação da empresa. A expressão usada para abranger todos esses elementos é o que chamamos de Arquitetura Organizacional.
A fim de desenhar e controlar, por meio de departamentos e postos, a maneira na qual uma empresa está organizada, o ambiente Arquitetura Organizacional se propõe a auxiliar nessa montagem, considerando para isso:
• Hierarquia de departamentos
• Comunicação entre os postos de uma empresa
• Controle de postos de cada departamento
• Controle de acesso aos serviços do departamento e ao serviço de comunicação
Dessa forma, pode-se considerar que as visões através dos departamentos definem estruturas, que por sua vez definem qual a relação entre os departamentos. Assim, ficam denominadas como "Visões Departamentais".
Já as visões por meio dos Postos, definem a relação de comunicação entre os postos a fim de estabelecer relações de trabalho, chamadas de "Estruturas de Comunicação".
Os departamentos estão ligados a uma arquitetura que determina as posições ou funções dentro de um departamento, e essas posições dentro associa-se aos postos, efetivamente aprovados que, por sua vez, estão vinculados aos funcionários que ocupem ou que exerçam tal atividade, em determinado momento.
Com a arquitetura pode-se custear departamentos, além de controlar a ocupação de postos dentro de uma empresa.
Pela arquitetura de departamento e suas movimentações, são abertas vagas para fins de recrutamento e seleção de recursos, aprovadas pela empresa.
Com a montagem das hierarquias de departamentos e de postos, definem-se acessos a determinados níveis da arquitetura de departamentos, determinando quais serviços estão ligados a ele, além de um nível da estrutura de comunicação para determinar sobre quais indivíduos serão liberados a visualização e controle sobre os postos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário